CERIMONIAL DE UM CASAMENTO (EXEMPLO)

O Casamento é algo que mexe com o imaginário das pessoas, principalmente das mulheres. A cerimônia de casamento é sonhada desde que a moça se entende como moça e tem como um dos sonhos o casamento. A moça começa vendo os casamentos dos familiares, amigos, amigas, de famosos e até de príncipes e de princesas. Passa nas lojas de departamentos e se imagina comprando as coisas para a sua casa… Isso quando não entra em lojas de noivas e experimentam vestidos, fazem orçamentos com buffets, fotógrafos… sem ainda estarem namorando!

Os homens, por sua vez, dizem que não ligam para o casamento. Uns até brincam dizendo que vão dormir até horas antes do casamento. Mas é pura mentira. Os homens também se imaginam casando e tremem na hora de entrar na Igreja. Querendo ou não, os primeiros olhares são para ele!

É lógico que a importância que cada um dá para o casamento é diferente. E tem que ser assim. Tem que juntar a emoção à razão, ou a razão e à emoção. O importante é que, para ambos, toda a cerimônia aconteça sem nenhum problema. Pois eles estarão lá na frente, com todos os olhos virados para eles e se alguma der errado…

Por isso é importante a contratação de um bom cerimonial para ajudar a todos: os noivos, os padrinhos, os convidados, os profissionais que vão trabalhar na cerimônia, o celebrante… enfim, o cerimonial é LITERALMENTE, uma mão na roda.

Para facilitar as coisas, apresentamos abaixo, algumas dicas para que tudo ocorra mais ou menos de acordo com as tradições… Mas nada impede que se inove, que se busque o novo… até o escandaloso é permitido. Afinal, de quem é o casamento mesmo?

Pois então, você sabia que existem algumas regrinhas que devem ser seguidas na entrada da igreja, no altar, na saída dos noivos e na recepção?

Aos poucos iremos publicar alguns tipos de cerimônia que conhecemos e seus estilos.


CERIMÔNIA MODERNA

Entrada da Igreja
Durante muito tempo, quem primeiro chegava a Igreja era o noivo e sua família, para recepcionar seus convidados. Este costume já está superado, afinal de contas o noivo também merece algum mistério. O que geralmente acontece nos dias atuais é algo muito mais cerimonioso e podemos dizer elegante, onde os convidados são recepcionados pelos pais, tanto do noivo quanto da noiva, como também por profissionais designados como cerimonial. O noivo chegará quase no horário da cerimonia, para dar um certo luxo e também o mistério que antes era reservado só para a noiva. Como consequência, somente os padrinhos irão vê-lo antes da cerimônia.

Atraso da Noiva
O que também não acontece mais é o atraso excessivo da noiva. Esse atraso que há tempo atrás era o máximo, hoje em dia estão totalmente fora de moda. Além de constrangedor, existem algumas Igrejas que cobram taxas adicionais pelo atraso da noiva. O máximo permitido pela etiqueta e protocolo é de 15 minutos, mais do que isso seria abusar de seus convidados como também do casamento que vem a seguir.

Chegada da Noiva
Outro hábito que adotou-se, é de somente iniciar o cortejo quando a noiva chegar, pois isso faz com que os padrinhos, pais e o noivo, não fiquem no altar um grande tempo, diante de olhares diversos. Não existe nada mais constrangedor para o noivo. Por isso adotou-se esta mudança, trazendo conforto e requinte a cerimonia.

Chegou a noiva, o carro estaciona com distância, e alguém, o motorista ou o pai, vai até sua esposa ou cerimonial e avisa que está tudo bem, que a cerimonia pode começar.


Cortejo dos noivos
Forma-se o cortejo de entrada da seguinte forma:
Padrinhos: 1º casal padrinhos da noiva, 2º casal padrinhos do noivo e assim sucessivamente.

Entram primeiro os padrinhos porque eles são as testemunhas do casamento, logo eles devem assistir toda a cerimonia.

As mulheres entram pelo lado esquerdo dos homens, para diferenciar da noiva, como também deverão estar só de mãos dadas com eles. Evita-se que os homens dêem o braço para as mulheres, pois com este gesto as roupas das mulheres estarão semi – tampadas pelos ombros masculinos, além de deixar a postura torta.

A ordem de distribuição de entrada dos padrinhos na Igreja deve ser por grau de importância, da seguinte forma: o primeiro casal da noiva deve ser formado pelos seus avós, seguidos de irmão, tios, primos e amigos, Como também os casais do noivo. Isto não quer dizer que os noivos devem convidar estas pessoas e sim, distribuir os seus padrinhos diante desta hierarquia exposta.

Usa-se muito colocar os padrinhos no primeiro banco da igreja, para evitar que o altar fique congestionado. Ficando acima no altar somente os noivos, pais, damas e pajens.

Mãe da Noiva e Pai do Noivo: de mãos dadas, posicionam-se no lado esquerdo do altar.

Noivo e Mãe do noivo: também de mãos dadas, posicionam-se ao lado direito do altar.

Damas e Pajens: eles entram antes, evitando assim que a dama, geralmente uma menina tão nova entre na Igreja ao som da marcha nupcial. Também deve levar em consideração que a dama logo na frente da noiva iria tirar todo o glamour da entrada triunfal da noiva em seu vestido. Não devemos esquecer que a noiva gastou um bom dinheiro em seu vestido e de repente se a noiva entrar precedida da dama, em suas filmagens e fotos, iria ficar aparecendo apenas a parte superior de seu vestido.

Se tiver pajem, é ele quem levará as alianças. A posição no altar do pajem e da dama, é a seguinte:
* a Dama do lado esquerdo do altar e o Pajem do lado direito. Justificativa: a dama se tiver idade suficiente pode segurar o buquê da noiva quando esta chegar no altar e o pajem fica do lado direito, ou seja, onde está o noivo, pois está servindo a ele em carregar as alianças.

Noiva e pai:a noiva é a única mulher a entrar na Igreja pelo lado direito. Preferencialmente entrar de mão dadas, nunca de braço dados, uma vez que pode sumir parte de seu vestido diante do ombro de seu pai ou acompanhante.

Curiosidade: A noiva entra à direita e também sai pela direita porque biblicamente estar à direita quer dizer estar submisso à esta pessoa.

Cortejo religioso de saída: saem os Noivos, damas e pajens, pais da noiva, pais do noivo, padrinhos.


Recepção

Ao chegar os noivos vão fazer uma sessão de fotos juntamente com os pais, padrinhos, damas e pajens. evitando assim que estejam mal compostas para as fotos, se deixarem para mais tarde.

Na entrada do salão Entrada especial somente para pais e noivos. Os padrinhos, dama e pajens não devem ter entradas especiais. Os pais tem uma música para eles e os noivos outra música especial. Normalmente a música escolhida pelos noivos deve ser uma recordação de seu tempo de namoro, como também pode ser um presente da noiva ao noivo ou um tema especial que ela tenha escolhido como forma de lembrança à ele.

Os pais se posicionam em frente à mesa dos noivos que é a mesma mesa dos seus pais. Os noivos posicionam-se atrás do bolo, onde irão cortá-lo, abrindo assim a festa. Nessa hora, brindam agradecendo e compartilhando com todos este casamento. Inicia-se então a recepção.


A Valsa
Os noivos jantam, e logo em seguida enquanto é servido o bolo, dançam a valsa: primeiro os noivos sozinhos, depois com os pais, depois pais e padrinhos. A noiva dança primeiro com seu esposo. Depois que os padrinhos dançam, os noivos podem alternar os pares com seus pais, sendo primeiro com os pais da noiva e depois com os pais do noivo.
Justificativa:
1º- A noiva não dança com seu pai primeiro, porque ele já não é mais responsável por ela, pois entregou este cuidados ao noivo no altar, diante de todos e com a benção de Deus. A valsa é um ritual no qual os donos da festa convidam a todos para iniciar o baile, logo, deve ser entre os noivos a primeira valsa pois eles são os donos da festa. Analisemos que como já houve o casamento civil e também o religioso, quem passa a ser a figura masculina responsável da noiva é o noivo.
2º- Os noivos convidam ( através dos músicos ) os pais, como forma hierárquica de agradecimento à benção desta união, que comemoram com o baile.
3º – Na mesma valsa dos pais, à partir da metade da música, os noivos convidam ( através dos músicos ) os padrinhos, como forma de agradecimento, pois eles serviram como testemunha desta união.

Sempre o convite para a valsa aos pais e padrinhos deve ser feito pelo músico no microfone: Ex: … e agora os noivos convidam os pais para a valsa… … e agora os noivos também convidam os padrinhos para a valsa… ao encerrar esta valsa … e agora os noivos convidam a todos para a valsa …


Cumprimentos
Depois da valsa os noivos iniciam os cumprimentos. Isto porque conforme o número de convidados ficaria inviável os noivos cumprimentarem primeiro e dançarem a valsa depois, pois em media se gasta 1 minuto por cada cumprimento, logo, com 200 convidados seriam no mínimo 2 horas de tempo gasto e os convidados teriam que ficar esperando para dançar. Então, convencionou-se a valsa primeiro, deixando a noiva à vontade para fazer seus cumprimentos e demorar o quanto queira com cada pessoa.


O Buquê
O entrega do buquê representa a despedida da noiva. Ela deve jogá-lo pouco antes de ir embora, ou pode também dá-lo de presente a uma amiga solteira em especial.


Lembrancinhas
As lembranças devem ficar em uma mesa decorada e especial na saída, juntamente com a mesa de café, como também pode ser distribuído pelo serviço de cerimonial, juntamente com o bolo. Há quem deixe as lembranças na mesa, juntamente com os pratos, individualmente.

Escrito por julianomarques

Especializado em Fotografia de Casamento e eventos em geral. Fotografia de Casamento em Contagem, Belo Horizonte, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Betim, Esmeraldas, Fotografia de Casamento, Casamento, noiva, noivo, festa, recepção, making of, book, cerimônia, foto, foto de casamento contagem, foto de casamento bh, fotografia de casamento contagem, fotografia de casamento bh, casamento bh, casamento contagem, noivas de minas, noivasmg, noiva contagem, noiva belo horizonte, fotografia bh, fotógrafo bh,


55 comentáriospara “CERIMONIAL DE UM CASAMENTO (EXEMPLO)”

  1. ana carla disse:

    ola!! estou entrando agora nesse ramos de cerimonial por incentivo dos amigos e por ter me saído muitíssimo bem diante dos dois casamentos q organizei no ultimo ano. Peço uma ajuda no sentido do que preciso saber profundamente sobre cerimonial. Quais os melhores cursos do assunto existentes no mercado?? Desde já o meu muito obrigada.

    • Olá Ana Carla… seja bem vindo ao meio!!!! É uma área muito gostosa de se trabalhar. Infelizmente não conheço nenhum curso na área de cerimonial de casamento para indicar. Mas, fica a dica: procure na internet, vá a casamentos para acompanhar os outros cerimoniais… e o mais importante: tenha fé!

    • Ângelo trindade disse:

      Olá sou Ângelo Trindade. Sou cerimonialista por quase 20 anos de prática e para você que deseja iniciar esta nova profissão inicie com estas dicas que foram dadas pelo site que são boas.
      Em relação aos protocolos e a organização é um conceito milenar que a nobreza deu início junto com a igreja, porém podemos fazer algumas adaptações dentro da modernidade não alterando o princípio da história.
      Sou palestrante e professor de cerimonial, por isso estude um pouco mais, entenda as regras que para tudo tem explicação, pense rápido, tenh alternativas, seja simpática e mostre que sabe, pois vai encontrar vários cerimonialista nas esquinas e entenda que nem sempre muito quer dizer mais, use o simples com bom gosto e elegância e boa sorte

    • Curso de Cerimonial e Protocolo da Casamento
      Proximas turmas em Março de 2014
      Visite o site http://www.cursosdecerimonial.com.br

    • Ana Carla, nós ministramos cursos de Cerimonial e Assessoria para Casamentos, Festas de 15 Anos e Eventos corporativos. Visite nosso site para mais informações. Atenciosamente, Michelle Magina

  2. Maria da Glória Lima disse:

    Olá, eu estou muito ansiosa para entrar no ramo de cerimonail, mais estou perdida, tentei ver com uma cerimonialista se ela tinha uma vaga pra mim trabalhar com ela e ela disse que eu tinha que ter curso. Estou louca pra montar meu próprio cerimonial, porém uns falam que tenho que fazer curso e outros dizem que não.Vou correr atras e fazer de tudo pra ter minha própria equipe.

    • Te dou o maior apoio! (Juliano)

    • Ângelo trindade disse:

      você tem sim que ter um curso, porém a prática irá lhe favorecer, comece observando para entender melhor.
      Caso necessite sou cerimonialista no Rio de Janeiro e dou aula sobre o assunto.
      deixo meu e-mail: angelofestas@gmail.com

      • Léa Gama disse:

        Oi Angelo, 
        trabalho a dois anos no ramo de casamentos e festas. nunca fiz um curso, mas gostaria muito de fazer um.
        Trabalho numa casa de festas no Alto da Boa Vista, faço sempre cerimoniais mas como parte da equipe de uma cerimonialista que por sinal admiro muito pela sua competencia. Mas quero montar minha propria equipe de cerimonial e entrar de vez neste ramo. Estou apaixonada por esta profissão e porque não montar minha propria equipe. Onde vc dar aulas! Sou do Rio de Janeiro.
        Grande bju!

  3. Damares. disse:

    Oiii…!! Estou começando agora a querer divulgar o meu serviço de cerimonial, já organizei 4 casamentos, e o ultimo ocorreu perfeitamente, conforme o desejado dos noivos, pois esse tinha muitos detalhes, porem, a minha duvida é, eles, os noivos, podem sugerir a forma que acharem melhor para a cerimonia, ou tem que sempre seguir esse padrão??

    • Ola Damares, boa tarde! Cada casamento é um casamento. Tirando o casamento católico que tem todo um ritual a ser seguido, os outros podem ser conversados com os noivos para que se cheguem em um comum acordo.

  4. CLESIA MIRANDA disse:

    Estou no ramo de cerimonial há 4 anos, só que cerimonial publico,,, agora resolvi investir na área matrimonial,,,e gostaria de parabenizar por essa dicas muito importante tem sido que grande ajuda para mim obrigada!!!!

  5. Bianca Pedrosa disse:

    qual a idade pra começar a trabalhar como cerimonial? tenho 16 anos e me apaixonei por essa profissão. Quando posso começar a seguir carreira? queria uma ajuda por favor

    • Olá bibaasam! Obrigado pelo seu contato! Não existe uma idade certa para se começar nesta profissão. Geralmente os profissionais dessa área são maiores de 18 anos já que se faz um contrato de prestação de serviços entre os noivos e a cerimonialista. Aproveite que você é nova ainda e estude sobre o assunto, faça cursos na área de relações públicas, acompanhe cerimonialistas mais experientes e se ofereça como free-lancer… vai adquirindo experiência e quando você atingir a maioridade já será uma profissional gabaritada! Boa Sorte!

  6. Heidy disse:

    Olá,
    meus amigos irão casar e estão meio sem grana. Me pediram para ajudar com o cerimonial da festa. Estou desesperada e perdida!rs Por onde começo? O que devo fazer? Existe um check list que eu possa seguir? Por exemplo, de como deve ser a entrada, posição na mesa, bouquet, etc…
    Obrigada!!

    • Olá Heidy, tudo beleza… que bom que você entrou em contato! Aconselho você a acompanhar alguns casamentos, ver como os cerimonialistas atuam… vale a pena pesquisar sobre o assunto na net… Ok… #ficaadica

  7. Ângelo trindade disse:

    Parabém pelo site, ele tem boas dicas que certamente foram captadas por olhares clínicos.
    Coloco-me ao dispor, pois sou cerimonialista, dou aula sobre o cerimonial, assessoria de eventos e apresentação pessoal, sou Juiz de Paz no Rio de Janeiro e com quase 20 anos de atuação em eventos.
    Drº. Ângelo Trindade.
    (angelofestas@gmail.com)

  8. sayonara disse:

    Preciso de informações sobre curso de cerimoniais.
    Obrigada!

  9. julia Paraiba disse:

    Juliano marques
    so queria lhe dizer que você e um exemplo de humildade …nossa estava lendo os comentário da galera você esta sempre dando força e motivação que DEUS lhe abençoe sempre…
    sim fiz o cerimonial de uma amiga minha deu super certo …to pensando em continuar …mais não faço ideia de preços …

    • Obrigado Julia pelas palavras! São Motivadoras…. Mas toda a honra e Glória sejam dadas somente à Jesus, o REI DOS REIS, o SENHOR DOS EXÉRCITOS. Te dou o maior apoio para trabalhar nesta área. Sugiro que você contate outros cerimoniais, como se fosse casar, para saber como eles trabalham, o que eles oferecem, o valor e outros detalhes.
      Precisando, estamos à disposição! Deus lhe abençoe!

  10. Any disse:

    olá, estou entrando nesse ramo agora, acabei de fazer um curso de Cerimonial e Protocolo em Eventos. Estou um pouco perdida em relação a valores, algumas noivas precisam de ajuda apenas para o dia em si do casamento. Como devo calcular valores ou até quanto posso cobrar por um dia como esse. Parabéns pelo site, que Deus continue lhe abençoando!!

  11. Sandra Mara disse:

    Olá pessoal!!!

    Trabalho com assessoria e cerimonial a pouco tempo… gosto muito da parte de assessoria e do cerimonial da festa… da igreja não gosto muito e por isso fico meio perdida sempre!! Algumas perguntas: A noiva entra de que lado com seu pai????e sai do memso lado ou troca?e os padrinhos? abraços

    • Oi Sandra… geralmente a noiva entra do lado direito do pai. Quando o noivo vai receber o pai e “pegar” a sua noiva, ela tem que ficar à esquerda dele…
      Quanto aos padrinhos, a mulher fica à direita do homem. Espero tê-la ajudado…

  12. Jane disse:

    Só posso dizer que amei seus comentários e vi que sua sabedoria e simpatia vinha de Deus, me ajudou muito pois trabalho com festas e faço muito o papel de cerimonialista, e nunca tinha visto que tamb era um serviço cobrado a parte, obg e que Deus continue te dando esse brilho diferente que faz com que vc não só ajude a todos, mas goste de ajudar.

  13. Oi Juliano,
    Minha Igreja realiza desde do ano passado Casamentos Coletivos Gratuitos, tenho sido a cerimonial desde evento, mas tenho muitas dúvidas.
    Gostaria de fazer um curso rápido e se possível gratuito, mas só em ler seu comentário já me ajudou muito.
    Querendo me mandar outros não só sobre casamentos, mas eventos relacionados a igreja evangélica agradeço!

  14. Elaine Teodoro disse:

    Ola meu nome eh Elaine … tbm estou comecando nesse ramo agora incentivo de duas amigas fotografas. Ja fiz minha primeira cerimonia agora por indicacao foi contratada para corganizar um cha de casa nova ..peco q por favor envie algumas dica
    …..como devo proceder?

    • Olá Elaine… parabéns pela iniciativa… é assim mesmo no começo. Sugiro olhar no youtube matérias sobre cerimoniais. Além do mais tem vários textos na internet sobre o assunto. Não vou poder te ajudar muito, porque o meu forte é fotografia. Mas o mais importante: se você fizer tudo com carinho e dedicação é IMPOSSÍVEL dar errado! Lembre-se: encontre um trabalho que você divirta e jamais terá que trabalhar!

  15. Adriane disse:

    gostaria da sua ajuda para montar um cerimonial , numa festa de casamento com entrada com salgados e um jantar, vai ter DJ e gostaria que você me ajudasse na organização dos horários: do brinde do casal e com os padrinhos , corte simbólico dos noivos, hora de jogar o buque de Santo Antonio, a valsa, hora de ir em cada mesa tirar foto e agradecer começa as 21:00 a festa que horas posso servi o jantar…
    atenciosamente.
    Adriane.

    Aguardo resposta porque o casamento e dia 4/10/2013.segredos

  16. Nise disse:

    Olá gostaria de saber se a cerimonialista precisa narrar a entrada dos pais e padrinhos ou eles podem entrar só com a musica?? help!

  17. Sheila disse:

    Bom dia Juliano!! Sou cerimonialista do Fashion Look Cerimonial,gostaria de convida-lo a fazer parceria terceirizada da nossa empresa,gostei muito da sua materia sobre cerimonial ,acredito que quem leu atentamente e está começando já tem uma grande ferramenta nas mãos para iniciar,é preciso coragem ,fe e aprovação de Deus,o resultado é Benção pura e garantida!!! Aguardo seu retorno . Um grande abraço!

  18. janusa disse:

    óla trabalhar com cerimonial é muitooo bom sei por conta propria… sua postagem me ajudou em algumas duvidas obrigada querido

  19. Gostaria de atuar como Suplente de Juiz de Paz no Rio de Janeiro. Posso te assessor nos eventos do RJ. Aguardo orientações.

  20. PRECISO SABER COMO DEVEMOS FAZER POIS VAMOS NÓS CASAR EM UM SITIO E NÃO SABEMOS COMO É FEITO O CERIMONIAL.
    O NOIVO NÃO TEM MÃE NEM PAI,A NOIVA SÓ TEM MÃE NA ENTRADA DO NOIVO ELE ENTRA SOZINHO OU COM A MÃE DA NOIVA?
    E COMO VAI SER A ENTRADADA DO PADRINHOS,E EM QUE HORA ENTRA A DAMA COM AS ALIANÇAS?
    O PASTOR VAI SER UM PASTOR PARA FAZER O CASAMENTO REGIOSO E CIVIL,E OS PADRINHOS ENTÃO ANTES OU DEIPOIS DO NOIVO
     

  21. Michel disse:

    Adorei os comentários, todos estão corretos no meu ponto de vista, sou novo nesta área e ja fiz 4 cerimonial de 15 anos e vou fazer mais dois futuros de casamentos. Pretendo estudar e pegar dicas tudo pela net, fica minha dica, so na pratica mesmo e tendo boas aulas (ir a casamentos, 15 anos, ver na net) que podemos ficar cada vez melhor. É claro, ajuda como estas que estamos lendo faz 99,9% dos nossos cerimoniais.   abç a todos

  22. Léa Gama disse:

    Quero parabenizar pelo site. e dizer qua as dicas dadas são preciosissimas!
    Como falei acima já trabalho no ramo ha dois anos numa casa de festa no Alto da Boa Vista.
    Obrigada, pois me ajudou muito estou organizando meu segundo casamento sozinha.
     

  23. Lourdes Reis disse:

    Olá, vou celebrar as minhas bodas de prata em dezembro, será como um casamento mesmo, apenas com algumas alterações, minhas duas filhas entrarão com as alianças, terei 8 amigas como damas de honra ( todas com mais de 40 anos) e vou entrar com meu marido. 
    Pergunta: Como posso organizar o cerimonial? Existe algum "script" a ser seguido para bodas de prata?
    Muito obrigada pela atenção. Aguardo seu contato.
    Lourdes Reis
     
     
     

  24. Rosineide disse:

    Ola, faz 5 anos que trabalho nesta área, mas só como auxiliar de cerimonialista. Gosto muito de lidar com eventos. Queria saber se eu preciso fazer um curso de cerimonial pra continua?

  25. patricia silva disse:

    Amei o artigo sobre cerimonial,ja trab com festas e estou pensando em investir abrindo um cerimonial,queria que me dissecem o q é preciso para começar,se tenho q comprar algo q faça parte ou seja precisar sempre, espero respostas e se pela dicas da internt posso começar colocar em pratica ou preciso fazer curso?

  26. jaque disse:

    ola,comecei a pouco tempo na area mais como sou fotografa tbm ja tenho bastante experiencia. ja vi muitos porem tenho muita dificuldade em falar. encontrar as palavras certas,nao para conduzir os noivos. mais dificuldade em falar no microfone mesmo, em chamar, sortear enfim, gostaria de saber se existe um padrao…ou podemos falar normalmente como no dia a dia

Deixe um comentário

Mensagem

*

UA-27913346-1